Importância das pesquisas eleitorais para a sociedade e a democracia

Importância das pesquisas eleitorais para a sociedade e a democracia

Desde o seu surgimento, a imprensa sempre procurou interpretar a opinião pública. Com o apoio das pesquisas, passou então a fazê-lo com legitimidade científica. Segundo o sociólogo Bolívar Lamounier, “as pesquisas de opinião contribuem efetivamente para o autoconhecimento da sociedade”. Concordo inteiramente com o que ele diz.

 

A pesquisa, como a entendemos e executamos, é a ferramenta mais apropriada para conhecer o que pensam os indivíduos de determinado perfil social sobre determinado assunto. No caso em questão estamos falando de um assunto bastante relevante: as eleições municipais. Por isso a utilização das pesquisas tem sido cada vez mais ampla e recorrente nas campanhas eleitorais. Pesquisas encomendadas e divulgadas pelos meios de comunicação cuja chancela lhes confere, ao lado do peso das marcas dos institutos contratados, um grau adicional de confiança aos olhos do público, acabam tendo um forte impacto nas campanhas e, por que não dizer, nas eleições.

Embora os estudiosos e especialistas no assunto ainda não tenham chegado a uma conclusão quanto ao efeito ou influência direta da divulgação de pesquisas sobre parcelas do eleitorado, e aqui não vamos nos aprofundar nisso, a realidade é que as pesquisas eleitorais divulgadas pela mídia são essenciais e altamente positivas para a democracia, à medida que disponibilizam aos cidadãos-eleitores informações que, sem elas, seriam privilégio apenas de partidos, grupos ou dos candidatos.

Por experiência própria sabemos que, no período da campanha, é quase impossível não se deparar com a pergunta “quem está à frente na pesquisa?”. Independentemente do tamanho do universo em questão, seja uma capital, uma grande cidade ou aquele pequeno município do interior, é em torno desse tema que se consome boa parte do tempo dedicado ao assunto eleição.

Então é necessário destacar e valorizar a iniciativa que o jornal ES Hoje teve ao efetivar esta parceria com a Brand Pesquisas, instituto no qual orgulhosamente tenho assento, possibilitando a execução e divulgação de um conjunto de pesquisas surveys com a leitura de cenários eleitorais na Grande Vitória e outros municípios interioranos, e assim contribuir para o esforço de apresentar à sociedade um retrato atual do sentimento dos eleitores, refletido em sua opinião. Ao revelar essa vontade ou intenção do cidadão-eleitor, no momento de escolher seus representantes para governar e legislar os municípios, ES Hoje cumpre o importante papel de lançar luz e dar transparência ao processo eleitoral – mantendo a tradição da imprensa livre de fornecer informação fidedigna e sem amarras.

Nosso propósito, ao participar solidariamente desta iniciativa, é contribuir com o amadurecimento da democracia e, por efeito direto, possibilitar que a decisão do voto seja fruto de uma atitude consciente, lastreada no melhor conjunto de informações que se possa colocar à disposição da sociedade – o que as pesquisas de opinião bem produzidas, com técnica e metodologia consagradas, seguramente oferecem. Somos gratos pela confiança recebida dos diretores e editores do jornal ES Hoje e por fazer parte desse momento ímpar. Um viva à democracia!

*Lucas Margotto é analista-chefe na Brand Pesquisas

< !DOCTYPE html>