Pesquisa BRAND revela expectativas sobre governo Bolsonaro e novo Congresso

Pesquisa BRAND revela expectativas sobre governo Bolsonaro e novo Congresso

Seg. 04 de fev/2019

Em meio às concorridas cerimônias de posse dos deputados e senadores, seguidas dos debates que aconteceram na Câmara dos Deputados e no Senado Federal por ocasião da eleição das mesas diretoras em ambas as casas legislativas, decidimos aproveitar o assunto do momento para conhecer as opiniões e expectativas dos capixabas quanto ao desempenho do novo Congresso Nacional e também do governo do presidente Jair Bolsonaro. Foi assim que durante o último final de semana a Brand aplicou uma pesquisa survey on-line através das mídias sociais, ancorada em plataforma digital, para coletar centenas de entrevistas de norte a sul do Espírito Santo.

A iniciativa representa um novo posicionamento do Instituto e prevê maior utilização dos canais digitais para coleta de dados do mercado e da opinião pública, conforme explica a diretora de negócios da Brand, Maristela Gasperazzo: “atualmente utilizamos plataformas on-line em menos de 20% das pesquisas que aplicamos, mas nos próximos anos queremos ampliar esse volume para algo entre 40% e 50%. Com a maior oferta de tecnologias os esforços e investimentos tendem a ser menores que nos canais off-line, gerando economia e agilidade em projetos que apresentem essa demanda”.

Diferentemente da pesquisa off-line, onde os entrevistados são escolhidos aleatoriamente segundo as cotas determinadas no plano amostral, na pesquisa on-line são as pessoas que escolhem responder ao questionário proposto, após serem estimuladas por postagens e links compartilhados nas redes sociais, reagindo com maior ou menor interesse dependendo do tema abordado. Mas as primeiras experiências (foram apenas duas em 2019) se mostraram bastante positivas com um significativo engajamento da opinião pública.

Voltando à pesquisa em questão (survey Governo e Congresso) o Instituto esclarece que a intenção foi trazer um conjunto de informações ao mercado político e pessoas interessadas no tema, exatamente no momento em que a sociedade está acompanhando e discutindo as medidas anunciadas diariamente pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que completou seu primeiro mês de mandato. Também se debruçou sobre o novo Congresso, captando as opiniões dos capixabas quanto às prioridades para a agenda legislativa nacional em 2019, formas de acompanhar o trabalho dos parlamentares e expectativas sobre o desempenho de deputados e senadores.

As entrevistas foram coletadas entre a sexta-feira (01) e o domingo (03/fev) por meio da plataforma SurveyMonkey, uma das ferramentas de pesquisa on-line mais utilizadas no mundo. O Instituto usou suas redes sociais (Facebook, Messenger, Linkedin e Whatsapp) para divulgar a pesquisa e compartilhar um hiperlink que permitia acessar o questionário diretamente do celular ou computador que o internauta estivesse utilizando. Cada participante só podia responder à pesquisa uma única vez.

“Optamos por um questionário curto, porém objetivo. Queríamos captar opiniões e expectativas que permitissem avaliar o cenário político nesse início da gestão Bolsonaro, embalado pela posse dos congressistas em Brasília. Creio que atingimos o objetivo, pois a pesquisa ficou bem bacana. Agora estamos compartilhando os resultados com a sociedade, que é a maior interessada. Também é uma forma de retribuir à contribuição voluntária de centenas de pessoas que aceitaram o convite para participar e opinar”, salienta Lucas Margotto, estrategista político responsável pelo planejamento e análise de pesquisas survey na Brand.

Os representantes do Instituto também informam que esse tipo de consulta à opinião pública, envolvendo temas de interesse geral, deverá ocorrer periodicamente a partir de agora. “A sociedade ganha quando a consultamos e revelamos suas demandas, aspirações e sentimentos. É um processo de autoconhecimento que fortalece a nossa democracia”, conclui Margotto.

Os resultados e comentários sobre a pesquisa survey on-line deste fim de semana estão publicados em documento PDF e pode ser acessado por este link:

BRAND_preview_ survey governo e congresso

 

< !DOCTYPE html>